quarta-feira, 15 de abril de 2009

PIARATAS SOMALIS ATACAM MAIS UM CARGUEIRO NORTE-AMERICANO

Piratas somalis atacam mais um cargueiro norte-americano


ImprimirEnviarCorrigirFale ConoscoPiratas usaram lançadores de granadas e armas automáticas para atacar um navio cargueiro de bandeira norte-americana nesta terça-feira, na costa da Somália.

Régis Bonvicino: Quem são os verdadeiros piratas
Caio Blinder, de NY: A forma correta de abordar a pirataria
Gerald Thomas: Só faltou Johnny Depp e os piratas do Caribe


O assalto, no entanto, não foi bem sucedido e os piratas não conseguiram subir a bordo do cargueiro Liberty Sun. Segundo uma autoridade norte-americana ouvida pela BBC, o navio estava transportando alimentos até o porto de Mombassa, no Quênia.

De acordo com as autoridades dos EUA, a tripulação do navio informou por rádio que estava sendo atacada e o destróier USS Bainbridge, que está na região, foi deslocado para o local.Quando o navio militar dos EUA chegou, no entanto, os piratas já haviam deixado o local.

O cargueiro sofreu alguns danos e passou a ser escoltado pela embarcação militar. Nenhum dos integrantes da tripulação teria se ferido.

O USS Bainbridge também esteve envolvido no resgate do capitão Richard Phillips, que comandava o cargueiro americano Maersk Alabama, sequestrado por piratas na semana passada.

Outros casos

Também na terça feira, dois outros navios foram sequestrados por piratas na costa da Somália.

O MV Sea Horse, de propriedade de uma empresa libanesa e bandeira de Togo, foi tomado por homens armados que estavam a bordo de quatro barcos pequenos, informaram oficiais da Otan.

Um pouco antes, o navio grego MV Irene foi sequestrado no Golfo de Aden. Informações dão conta de que a tripulação do navio grego já estaria em segurança.

Ainda não há informações sobre a tripulação do navio libanês.

Segundo analistas, as gangues claramente não se intimidaram com os resgates recentes de reféns americanos e franceses, que deixaram vários piratas mortos.

Na segunda-feira, os líderes dos piratas - que de maneira geral tendem a tratar bem os reféns, na esperança de ganhar resgates - juraram se vingar pelas mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário